sexta-feira, outubro 21, 2011

Crises na Fé...


Com o passar do tempo pude perceber que minha vida nesses tão poucos anos já passou por alguns estágios, onde eu pude de alguma forma crescer, amadurecer, suspeitar, discordar, abrir mão, reter porém,  fui me alicerçando nas bases do Cristianismo que sempre professei claro que de uma forma nova sem medo de dizer o que vou dizer com o passar do tempo na minha caminhada no cristianismo eu tive que repensar a minha Fé.

É eu sei isso é mesmo confuso é estranho na verdade é uma tarefa um tanto quanto complicada, sim eu sei que quando nos dispomos a tal corremos o risco de ser incompreendidos, afinal quem ousa pensar esta sujeito a fogueira.E de tudo o que vi e vivenciei no meio Cristão/Evangélico me fez refletir o quanto nós em nome da religião deixamos de pensar, de questionar, temos medo quem sabe das respostas ou até mesmo de não te-las mais afinal Crer é também pensar.

Creio que eu já me converti pelo menos duas vezes, quando recebi Jesus como Senhor de minha vida, foi quando o Deus encarnado me encontrou e iluminou-me por seu amor então passei a invocar sua presença no anseio de conhecer a Deus, ser intimo, realizar as suas obras "...Ainda maiores que estas" Nesse momento então de entrega, de desejo pelo divino minha visão utópica e religiosa não me aproximava de seu amor porém me prendia a uma religiosidade Sem amor, intimidade e por fim sem "COMUNHÃO" .Encontro me hoje em um processo onde novamente me converti minha fé deixou aos poucos de ser infantil e amadureceu, tive que deixar de crer em um Deus sempre intervencionista, afinal sempre que a igreja fala sobre Deus na Historia faz uma alusão a um Deus fora da historia que se manifesta quando quer, uma imagem que o torna um déspota a saber um ser tirano que em seu relacionamento com seus súditos os oferecem benefícios em troca de seus sacrifícios. Porém ninguém podia apresentar-me uma reposta para o mal, para a dor, ninguém conseguia convencer me a ficar com o Senhor, Senhor... Mesmo sabendo que em questão de Caráter eu não mudei absolutamente em nada, ou seja eu vi em minha caminhada pessoas inescrupulosas, sem afeto, sem respeito sem amor, professarem uma fé inabalável em Deus e até se auto denominarem profetas, porem não tinham caráter.

Sempre que me deparava com questões como essas era sempre uma resposta fácil e descomprometida que tentava impedir-me de pensar... Ora eu nunca desejei ser um mestre da religião ou muito menos me portar como um apologista da fé mais não suportava mais os clichés e jargões lançados de cima dos altares onde mentes alienadas, iludiam o povo que pode mais não deve ser manipulados a crer em coisas que não temos o poder de afirmar.

A falta de amor ao próximo, a facilidade no falar mais a dificuldade no agir me levou a questionar essa fé, e pode ter certeza eu me senti mal sim muito mal, tinha medo de ser mais um "herege" no meio do arraial, medo de ser incompreendido por ousar pensar fora da Caixa...Medo da reação da comunidade familiares, amigos.Mais eu ousei... a passagem nas conversões como diz Ed René Kivitz é desesperadora.

Ora pensamos estar repesando Deus que de alguma forma estamos errados e mudando a imagem do Deus imutável  porém eu não estava mudando Deus e sim a minha forma errônea de encarar Deus, ou seja, o Deus é o mesmo mais a minha forma se relacionar com ele é totalmente nova a ponto de eu chegar a achar que é o Deus era outro
Enfim não foi nada fácil admitir que minha visão sobre Deus sempre esteve equivocada ou seja que ele não agia como eu desejava que agisse, que ele não interferia só porque eu orei pra isso ou seja a visão do Deus ideal que a historia nos dá é realmente aquilo que só cabe na ideia.O problema de pensar como pensamos ou pensava é que quando as coisas não acontecem como nos pregam, ou como eu acredito eu começo a duvidar desse Deus que eu aceitei. "Crise na Fé"

"Você sabe que está em uma crise de fé quando percebe que as respostas que você costumava
dar a respeito de Deus e das suas relações com o mundo e com a vida já não são mais suficientes para sustentar sua fé. Suas antigas crenças não oferecem mais esperanças nem explicações para o que está acontecendo com você e ao seu redor. Quando você confronta suas crenças com a realidade, percebe que de fato, “na prática, a teoria é outra”. E então você é chamado a ressignificar toda a sua teoria." Ed René Kivitz

Porém quando percebemos a presença desse Deus não mais como objeto, e sim como sujeito na historia nossa visão, nossa fé muda.Foi o que aconteceu com os dois discípulos a caminho de Emaús, que ouviram Jesus explicar tudo quanto Moisés e os profetas haviam falado a respeito de Deus e seu Messias [Lucas 24.13-35]. Naquele momento, as Escrituras Sagradas deixaram de ser um conjunto de informações a respeito de Deus, e se tornaram a própria voz de Deus que fazia arder de paixão seus corações.

Você pode perceber que deixou a sua fé infantil quando passa pelas crises na fé e as deixa quando começa a perceber a presença indescritível do Deus encarnado, que nos ensina através de sua vida e ministério os valores do reino que não são impostos em poder, objeção ou tirania mais em Amor e Graça...
Deus deixa de ser aquele que interage do lado de fora como intervencionista na historia e passa a ser aquele que se envolve com e no lado oposto ou seja dentro da historia, da nossa historia dentro de mim de você aquele Emanuel prometido pelas Sagradas escrituras o Deus Conosco.

Nessa compreensão eu paro de procura-lo naquilo que ele faz e ou fez na historia, eu não preciso procura-lo em outro lugar pois eu o encontro envolvido comigo na minha historia a saber eu sei que quando, eu sofro é ele quem sofre por mim e comigo, que me ajuda no sofrer sem precisar intervir em um mundo livre e limitado ele age em amor e no amor manifesto a todos os homens ele manifesta a sua presença, a sua pessoa o Verbo que se fez carne e habitou entre nós.


William R Longo
21/10/2011
Soli deo Gloria


segunda-feira, outubro 10, 2011

DESPEDIDA


Talvez eu não possa definir o que estou sentido agora em meras palavras, na verdade em momentos como esse acho que o silencio é a melhor resposta, porém ao mesmo tempo sinto ser injusto de minha parte não me manifestar não prestar minhas condolências e até o meu pesar por uma situação tão difícil e por demais dolorosa.
Existem coisas que simplesmente não se explicam na verdade existem momentos em que demonstrações de afeto, amor, carinho são só o que precisamos diante da dor, não me coloco como alguém que possa explicar a dor, o sofrimento o mal as fatalidades prefiro recuar-me a ponto de expor uma teodiceia que aumentaria duvidas, criaria rancor, descrenças e apatias, a minha posição diante da dor é o sofrer é o chorar (Se alegrando com os que se alegrão e chorando com os que choram...)
Hoje fui pego de surpresa pela dor e ao mesmo tempo um sentimento intenso de culpa simplesmente por não poder agir, sinto-me impotente, não tenho palavras não sei agir não sei o que dizer meu coração esta em pedaços e pior eu já não consigo junta-los, a minha dor aumenta pois os pedaços querem mostrar-me um culpado, mesmo sabendo que de alguma forma eu tentei ele quer me convencer de que o culpado sou Eu...
Já não tenho condições de falar de dizer algumas coisas a dor esta de fato doendo demais, eu não sei se consigo voltar e encarar a vida de novo eu não sei como prosseguir eu sou humano e não posso esconder minhas limitações.
A Morte é cruel...
Ela simplesmente nos tira o chão nos faz definhar em tristeza, e agonizar em lembranças sejam boas ou más, doces ou amargas, mas que daqui pra frente serão só lembranças

Despeço-me de alguém hoje com a alma ferida, sem ter palavras, sem ter forças, sem apoio se rumo sem chão e com culpa.
Perdoe-me por ser tão limitado perdoe-me por não fazer alem do que fiz e ajude-me a livrar-me dessa dor.
Fico agora ainda mais contrito por pensar naqueles que ficaram; esposa, crianças que não precisavam e não queriam perde-lo.

A minha dor é a dor de muitos que sabem que ele foi cedo demais e com uma vida que podia e devia ter sido transformada.

Desculpe-me amigos cristãos mais a dor alheia não se explica, morte nos afasta de quem amamos e ela não nos questiona a respeito ela simplesmente chega e sem avisar, sem orientações, não a tempo pra palavras não ditas em vida, não a tempo para corrigir o que já foi não a como se preparar.
Perdoe-me mais não posso aceitar a idéia de que por trás disso existe um propósito maior a qual o todo poderoso revelara na hora certa.
Prefiro crer que ele entende que ele sente a nossa dor, que fatalidades acontecem que ele não precisa usar a morte alheia para corrigir alguém, prefiro crer que sofre tanto quanto nós e mais do que nós pela dor daqueles que ficam

Despeço me de ti com o abraço que não pude dar-lhe porém com o mesmo sentimento que tive quando o vi acreditando que você era um pessoa especial que precisava apenas de uma chance, despeço me também de minha função não posso mais continuar não agora. Amigos, comunidade, eu conto com vocês sei que são fortes vocês irão prosseguir sem mim.
Com dor, angustia e pesar. Nele que é o único que pode nós auxiliar.

Consolo na hora da Dor é só o que eu te peço


Soli deo Gloria

William Rezende Longo




segunda-feira, outubro 03, 2011


Definitivo

Definitivo, como tudo o que é simples.
Nossa dor não advém das coisas vividas,
mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram.

Sofremos por quê? Porque automaticamente esquecemos
o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções
irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado
do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter
tido junto e não tivemos,por todos os shows e livros e silêncios que
gostaríamos de ter compartilhado,
e não compartilhamos.
Por todos os beijos cancelados, pela eternidade.

Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas
as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um
amigo, para nadar, para namorar.

Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco, mas por todos os
momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas
angústias se ela estivesse interessada em nos compreender.

Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada.

Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo
confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam,
todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.

Por que sofremos tanto por amor?
O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma
pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez
companhia por um tempo razoável,um tempo feliz.

Como aliviar a dor do que não foi vivido? A resposta é simples como um
verso:

Se iludindo menos e vivendo mais!!!
A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida
está no amor que não damos, nas forças que não usamos,
na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do
sofrimento,perdemos também a felicidade.

A dor é inevitável.
O sofrimento é opcional...
Carlos Drummond de Andrade