domingo, setembro 16, 2012

Ubuntu... O que deveríamos Saber!


Ubuntu é uma ética ou ideologia da África (de toda a África). É uma filosofia africana que existe em vários países da África que foca nas alianças e relacionamento das pessoas umas com as outras. A palavra vem das línguas dos povos Banto; na África do Sul nas línguas Zulu e Xhosa. Ubuntu é tido como um conceito tradicional africano. E de fato deveria ser um conceito que a maioria de nós se não todos nos, deveríamos não apenas saber mas aplicar, na verdade mais que isso fazer desse conceito nossa pratica de vida, Na Língua portuguesa Ubuntu poderia ser; "humanidade para com os outros". Uma outra tradução poderia ser "a crença no compartilhamento que conecta toda a humanidade"e ainda "Sou o que sou pelo que nós somos". Posso começar a minha observação relatando sobre a minha experiencia religiosa, pois é onde mais presenciamos total indiferença e falta de tolerância, afinal falar de tolerância religiosa é quase que raro, ou de fato impossível na verdade a maioria das pessoas hoje em dia tem certa dificuldade com a tolerância mesmo fora de um ambiente  religioso, na vida cotidiana presenciamos indiferenças, desdem, repressão, injustiças o mal prevalecendo contra o bem, o inocente sendo pisoteado pelo seu inimigo, e a sociedade sendo bombardeada diariamente por situações que nos trazem total desespero, angustia e agonia desde as nossas vísceras que geme e chora ao ver de longe o mundo desmoronar-se em meio a tanta injustiça, na verdade Ubuntu chama me a atenção pelo fato de que em sua tradução encontramos a chave não apenas para um bom relacionamento, ate porque o relacionar se para alguns seja ate menos complicado, e de fato isso soe um tanto quanto errado, ou ate acusariam me de generalizar, mas fica aqui a minha exceção, afinal alguns poucos sabem tratar com respeito e carinho qualquer ser humano mas se atentássemos ao seu significado seriamos de fato melhores uns para com os outros.

Quem soube definir muito bem e ainda levar adiante tal conceito foi o Arcebispo Anglicano Desmond Tutu; Uma pessoa com ubuntu está aberta e disponível aos outros, não-preocupada em julgar os outros como bons ou maus, e tem consciência de que faz parte de algo maior e que é tão diminuída quanto seus semelhantes que são diminuídos ou humilhados, torturados ou oprimidos.

Isso nos serve como um modelo exato de inclusão e tolerância mostra nos a responsabilidade devida a comunidade em si e ao próximo e isso esta alem de um regra de fé mas ligado diretamente a um entendimento sobre a natureza da comunidade humana. Para concluir segue uma historia que define o que tentei dizer 

Um antropólogo estava estudando os usos e costumes de uma tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser inofensiva.Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e tudo e colocou debaixo de uma árvore. Aí ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro. As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.
O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces. Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?" Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda não havia compreendido, de verdade,a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?

Ubuntu significa: "Sou quem sou, porque somos todos nós!"

Atente para o detalhe: porque SOMOS, não pelo que temos...

2 comentários:

  1. muito interessante esse conceito meu bodrer...o vivenciar nos torna confusos pelo fato de em determinados momentos nao sabermos onde estamos e quem somos, em textos como este somos relembrados de qual é nosso lugar ainda que culturalmente nao sejamos encorajados a isso. sendo assim sou obrigado a admitir que quando afirmamos estar avançando na historia corremos o risco de estarmos levemente enganados. obrigado por compartilhar essa joia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela observação meu amigo, infelizmente caminhamos freneticamente rumo a um mundo tecnologicamente avançado mas, como você mesmo disse, culturalmente somos encorajados a vivenciar diariamente um conceito ou uma filosofia de vida ao meu ver errada, infelizmente vivenciamos em nosso pais uma realidade que choca e entristece, afinal; somos o pais do samba, do futebol, do carnaval, do funk, mas somos um pais onde se vivencia uma realidade cruel nosso futuro dorme embaixo dos viadutos, muitos sofrem, fome, sede e frio e alguns dizem que estamos vivenciando grandes avanços, eu ainda não os vi... Mas aos poucos mudando a nossa realidade quem sabe um dia chegaremos la, talvez quando entendermos de fato; "Porque Somo, E não pelo que temos" Abraço meu Bodrer rs Obrigado por comentar...

      Excluir