quinta-feira, março 19, 2015

O que fica depois que tudo passa


Um dia você vai olhar pro vazio que se tornou a sua vida depois que a solidão se instalou e se perguntar; como é que eu cheguei até aqui? E sera mesmo surpreendente olhar a sua volta e se dar conta de como tanta coisa mudou enquanto seu mundo estava sendo bombardeado pelo nada, enquanto a trilha sonora que invadia as lacunas de sua alma nada mais era que o barulho silencioso do seu coração enquanto se conformava dia após dia a viver sem a parte que lhe parecia essencial, alias nessa hora tudo o que surge é uma falta danada de tudo o que foi, falta das caricias, dos beijos, dos sorrisos involuntários, dos abraços apertados, falta do cheiro, do perfume, cheiro da pele, falta do ciume, falta de ter por quem sentir ciumes.
O que fica parece ser o que se foi, a falta do que não foram, do que não fizeram, o arrependimento pelo que faltou, os planos que não passaram de planejamentos, alias alguns nem chegaram ao papel.
Mas o contrario também é valido enquanto alguns de nós sofremos que pelo já não é, muitos sofrem pelo que nunca foi.
O beijo que nunca deu, o abraço que faltou, a foto que não tirou, a declaração que não fez, o pedido que jamais ecoou, a vontade que reprimiu, o desejo que abafou.
A falta invade e junto o sentimento de que algo poderia ter sido feito, mas a sensação é de o tempo é mesmo implacável, e que o senhor que cura amores e dores é também aquele que leva consigo o animo, a alegria, a vitalidade, o prazer. E quando nele decididos estamos a nos abrigar é certo que a solidão vem nos visitar, e o que fica depois que tudo passa?
Quando a falta é que pelo foi antes que tudo se acalme o que vai ficar é a saudade, a vontade, o desespero, o arrependimento, isso enquanto tudo é solidão, porque vai demorar, vai doer mais que dedo mindinho quando esbarra na cabeceira da cama, mas um dia vai passar e tudo o que vai restar é aquilo que você se tornou depois de tudo, as percepções de como tudo ao seu redor já não é mais o mesmo, aquele sentimento de que a vida ainda pode continuar sim pode e um coração abarrotado de lembranças.
Quando a falta é pelo que não foi acredito que seja um pouco pior, sim eu disse acredito que seja um pouco pior, porque eu felizmente ou infelizmente prefiro ser do time dos que sentem a falta do que não mais é do que a falta pelo que poderia ter sido, porque é realmente desesperador preencher os vazios que ficam, seguir a vida com os vários buracos, pior que isso é só mesmo o distanciamento gradativo que não diz adeus, nem mesmo um até breve, porque um não adeus pode ser pior que um até nunca mais.
Ainda assim me atrai o desejo de ter historias e estorias pra contar, ainda que não dê certo, ainda que seja mesmo tudo imprevisível ou que o vazio se instale, ou que a solidão se demore, mesmo que eu passe dias vagando me perguntando o porque de tantas coisas, ainda assim, eu vou sempre escolher sentir falta do que foi a me lamentar pelo que não vivi.
Depois que tudo passa o que fica é o aprendizado, que apesar de tudo o amor cura, que acima de todas as coisas amar ainda é o melhor remédio, que amar não é criar raízes é dar asas, que amor não cria jaulas, amor é prisão não combinam e que o amor assim como começa um dia pode acabar pode parecer triste demais para se admitir mas pode ser que ele dure por muito tempo, pode ser que seja eterno ainda que de uma forma unilateral. E sabe o mais curioso: que não tem absolutamente nada de errado nisso, alias não existe certo ou errado nessa vida, o que existe é vida que não deve ser desperdiçada, mas e como seguir agora se não deu certo? Que ironia, talvez não tenha durado o tempo que projetamos ou desejamos, mas deu certo enquanto durou, pode ser que a duvida viva me corroendo as indagações me atormentem, e como hoje eu lembre e ainda que discretamente sinta uma falta avassaladora, eu vou olhar pro nada e sorrir, porque? Sei lá. Viver exige um pouco de loucura e não um manual de instruções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário